Sobre nós

Duas décadas de muita cultura, trocas e fortalecimento das iniciativas da periferia na cidade de São Paulo.

Nossa história

O Bloco do Beco nasceu do desejo de preservação e valorização cultural do carnaval de rua, uma tradição que vinha se perdendo. Em 2002, unidos aos sambistas e aos moradores da região, realizamos nosso primeiro desfile de rua e naquele mesmo ano promovemos cortejos, encontros e debates informais sobre a importância de mantermos viva essa manifestação.

O carnaval passou, mas a experiência nos trouxe outros saberes e convicções: ficou evidente a necessidade de nos mobilizarmos em favor da promoção de mais atividades culturais para a nossa comunidade, sobretudo pela ausência de espaços culturais e de lazer em nosso bairro.

A ideia de expandir nossas iniciativas foi tomando corpo e ganhando parceiros e colaboradores. Em 2003 fundamos a Associação Cultural Recreativa Esportiva Bloco do Beco, de onde brotam sonhos todos os dias até hoje.

Hoje atuamos em diversas frentes e trabalhamos todos os dias para construir um espaço de educação integrada, enxergando a cultura como potência transformadora e compromissada com as famílias, com as crianças e com a comunidade. Nossa proposta é oferecer um espaço seguro, confortável e rico em experiências que possam marcar positivamente a infância e a juventude. Um espaço de:

1.

Promoção do acesso a diferentes expressões culturais.

2.

Preservação de patrimônios imateriais.

3.

Fortalecimento dos vínculos comunitários.

4.

E conexão e atuação em redes no território.

SOBRE_NOS

Nossa Missão e Visão

Nossa missão é garantir o direito de acesso à cultura para a população de nosso território, unindo as tradições populares, o fazer comunitário, os grupos culturais e educadores na perspectiva integrada da arte, cultura e educação.

Nossa visão é nos tornar uma organização de referência cultural na cidade de São Paulo e atuar em redes de colaboração com grupos, coletivos e organizações das periferias do Brasil.

Nossos Valores

Coletividade

Acolhimento

Respeito à Diversidade

Alegria

Educação
pelo afeto

Incentivo à livre criação

Transparência

Nossa região

Estamos localizados na região de M’Boi Mirim, que tem sido conhecida, além de seus limites territoriais, por seus altos índices de violência e exclusão social. Essa situação de exclusão está sendo revertida gradualmente através da intensa mobilização de suas organizações sociais e culturais, grupos organizados e por ações governamentais que têm levado a uma reconhecida diminuição desses índices. Apesar desse esforço integrado, temos ainda um grande caminho a percorrer, até mesmo para que esses índices se aproximem da média da cidade.

Nossa área de atuação é o Jardim Ibirapuera, que pertence ao Distrito do Jardim São Luís e este, junto com o Distrito do Jardim Ângela, compõem a região da Subprefeitura de M’Boi Mirim, na Zona Sul da cidade de São Paulo.

O Jardim Ibirapuera, como o conjunto da cidade, nas últimas quatro décadas passou por profundas transformações. Estamos localizados dentro da região que, na década de 90 foi apelidada de “triângulo da morte” e considerada pela ONU uma das regiões mais violentas do mundo, devido ao alto índice de homicídios. Então, como contraponto a esta realidade, também tivemos um crescimento exponencial do movimento artístico cultural na região.

O surgimento e atuação de grupos culturais diversos, a produção de um número enorme de eventos, pontuada pelo encontro de gerações distintas e pela aproximação de pessoas e famílias em torno de elementos culturais diversificados é a marca que nossa história nos deixou. Um território que ficou famoso pela violência, hoje é um dos maiores pólos da efervescência cultural da Cidade de São Paulo.

No bairro vivem 41.446 habitantes, sendo 7.643 jovens de 07 a 19 anos. No entorno da organização temos um cinturão com quatro favelas: Felicidade, Erundina, Jardim Ibirapuera e Jardim Santa Josefina, cujas famílias compõem aproximadamente 70% do público participante dos nossos projetos.

Nossa Equipe

O Bloco do Beco conta com um time dedicado, apaixonado e comprometido em dar sempre o seu melhor para esta organização, além da colaboração da comunidade.

Nossa_Equipe_Arailda

Arailda Carlos Aguiar do Vale

Coordenação da biblioteca

Nossa_Equipe_Luiz

Luiz Claudio de Souza

Articulação e parcerias

Nossa_Equipe_Lenon

Lenon Farias da Silveira

Produção cultural

Nossa_Equipe_Sabrina

Sabrina de Lana Stanzani

Comunicação

Nossa_Equipe_Mariana

Mariana de
Brito

Gestão de projetos

Nossa_Equipe_Ronaldo

Ronaldo da Silva Bozzi

Manutenção

Nossa_Equipe_Roberto

Roberto Antonio Castro

Administrativo - Financeiro

Raysa Silva

Chefe de cozinha

Nossa_Equipe_Claudenice

Claudenice Alves

Ajudante Geral