Nossas Ações

Trabalhamos incessantemente para que tenhamos uma grande variedade  de atividades para todos os públicos.

Atividades do Bloco do Beco

Nossas atividades vão desde dança e música, até ocupações culturais que ganham um  grande desdobramento e uma proporção encantadora.

Nossas Principais Ações

Festa Junina

Principais Eventos

O Bloco se consolidou como um espaço cultural, aberto para realizar e acolher eventos de todos os tipos. E os últimos anos, antes da pandemia, foram marcados pela adaptação e diversidade dos eventos que aconteceram aqui. As principais movimentações culturais da juventude da zona sul passaram e passam por aqui.

Vivência Artística

Vivências Artísticas

Promovemos e fomentamos encontros, oficinas e atividades que possibilitem o desenvolvimento de habilidades artísticas, como experimentações de diversas linguagens incentivando e ampliam os repertórios culturais.
A arte educação é o caminho que escolhemos para impactar positivamente em nossa comunidade; por meio dela incentivamos as crianças, adolescentes, jovens e adultos a estabelecerem uma relação de pertencimento com o território onde moram e a reconhecerem a importância de expressarem suas ideias.

Ocupação Cultural

Ocupação Cultural

Uma das características mais marcantes do Bloco do Beco é o acolhimento e incentivo a grupos culturais diversos. A ocupação cultural consiste na parceria e fomento de grupos e coletivos com o objetivo de desenvolver seu processo criativo e apoiar seu desenvolvimento, assim como inspirar a continuidade dos trabalhos de artistas periféricos de diversas regiões.

Bairro educador

Para nós, o bairro onde vivemos é um importante elemento no processo de formação do que somos e seremos. Somos impactados por isso, desde as pessoas que conhecemos, o lugar onde pegamos o ônibus, os espaços de lazer e cultura que frequentamos, a escola onde estudamos e daí por diante.

O conceito de Bairro Educador envolve integrar atividades educacionais, sociais, culturais e econômicas de forma a privilegiar a formação, promoção e o desenvolvimento de adultos, jovens, crianças e idosos do território.

Este projeto tem o sonho de transformar, junto com os moradores e parceiros, o Jd. Ibirapuera num lugar ainda melhor para se viver, afinal, é direito nosso. Com um amplo trabalho de intervenções estéticas e sociais na comunidade, através da mobilização de moradores, escolas, UBSs, comércios e outros equipamentos e espaços culturais, numa verdadeira atuação em rede, gerando impacto cultural, econômico, ambiental e educacional em nosso território.

E como nada se faz sozinho, precisamos de nossa comunidade conosco! Estamos ousando sonhar o bairro que queremos no agora e projetá-lo até 2030, e para que isso se torne realidade, não basta sonhar, é preciso pessoas que estejam dispostas a serem agentes colaboradores desse processo.

É como diz o poeta “sonho que se sonha só é só um sonho, sonha que se sonha junto é realidade”.

Carnaval Bloco do Beco 11
FESTAS E EVENTOS COMUNITÁRIOS

Cultura também é celebrar

O espírito comunitário é um dos eixos condutores do nosso trabalho, momentos em que a comunidade protagoniza e desfruta das ações realizadas para entreter e abrilhantar nosso bairro. 

O Bloco se consolidou como um espaço cultural, aberto para realizar e acolher eventos de todos os tipos. E os últimos anos, antes da pandemia, foram marcados pela diversidade dos eventos que aconteceram aqui. As principais movimentações culturais da juventude da zona sul passaram e passam por aqui. 

Além dos tradicionais eventos de produção do Bloco, como os festivais gastronômicos, a festa do chopp, a festa junina e o carnaval de rua, onde tudo começou.

Nossos eventos anuais

No mês de março, mulheres de todas as idades se unem em coro pelas ruas do bairro, cantando, dançando e entoando suas vozes denunciando as violências cometidas contra a vida das mulheres. Acompanhe nossas redes e fique por dentro, não perca!
Ocupação_Cultural_4
Periferia Segue Sangrando
Inspirado nos festejos tradicionais nordestinos, a festa junina do Bloco do Beco tem fogueira, quadrilha, comidas típicas e forró pé de serra ao vivo, celebrando as raízes culturais. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro, não perca!
Festas
Festa Junina
Como uma expressão legítima de rua, o carnaval do Bloco do Beco invade as ruas do bairro com muito ritmo, samba no pé, confete, serpentina e marchinhas. Uma festa colorida que há 19 anos faz do sábado de carnaval um dia inesquecível no Jd. Ibirapuera.
Festa4
Carnaval de Rua

Ocupação Cultural

Baque atitude

Baque Atitude

O Baque Atitude – Maracatu de Baque Virado é um grupo de estudos e prática de Maracatu que nasceu de uma oficina de percussão do Bloco do Beco em 2009. O grupo utiliza o Ponto de Cultura para ensaios, reuniões e formações internas e abertas ao público interessado em geral.

Lado Oculto

Lado Oculto TV

A Lado Oculto TV é uma gravadora/ selo que além de músicas, produz conteúdos voltados para a tecnologia, comunicação e entretenimento. O grupo reside aqui desde 2016. Semanalmente o podcast Lado Oculto Cast acontece no Bloco do Beco e é transmitido ao vivo via YouTube.

Gomakaya

Gomakaya Prod.

Gomakaya Produções é uma produtora audiovisual independente idealizada por mulheres periféricas, com histórico de documentar vivências que permeiam subjetividades, migração, pautas identitárias e a relação da população LGBTQIA+ com a cidade. A coletiva tem residência aqui desde 2019.

mousik
lab

piano, sheet music, music-1655558.jpg

Mentoria para Artistas Musicais

Realizado através de convênio entre a Associação Cultural Bloco do Beco e a Funarte(Fundação Nacional das Artes), o MousikLab beneficiará artistas da área da música com programa direcionado para capacitação, impulsionamento de carreiras e geração de negócios na cadeia produtiva cultural.

Durante 2023, sob a mentoria de profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação no cenário musical, através de pré-seleção, ações gratuitas são destinadas a 10 artistas acima de 18 anos, domiciliados  na cidade de São Paulo, com especial atenção a residentes em regiões periféricas, mulheres, negros e negras.

As ações serão realizadas em formato híbrido, com atividades online e presencial, com ciclos de formação desde palestras a workshops, objetivando desenvolvimento, conexão e pertencimento. 

Em breve disponibilizaremos critérios para participação e link para inscrições.

Contato: mousiklab@gmail.com

Desdobramentos

Ações de impacto protagonizadas por grupos e coletivos culturais com histórico de atuação duradoura no Bloco do Beco tiveram como desdobramento de seus processos a publicação de livros e/ou revistas.

Para culminar em uma publicação, os grupos demonstram que estão organizados e compreendendo a força que o material escrito inscreve no mundo. Esses jovens, sabem da importância de que suas iniciativas se inscrevam no mapa de produções periféricas, sobretudo, disputando também com outras narrativas.

Entendemos que a produção de materiais desse porte possibilitam projetar as ações para outras redes e grupos, ampliando a visibilidade e podendo criar novos públicos de interesse e/ou criando diálogos com iniciativas de mesmo cunho.

Publicações

Cidadão crianças, cidadão adolescentes

Cidadão crianças, cidadãos adolescentes

2009 – Prêmio Pontinho de Cultura – MINC

O território do Jd. São Luiz, sempre foi palco de muitos atores que lutaram e lutam pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Com o cenário das Conferências Lúdicas protagonizadas por adolescentes do território e educadores, o Bloco do Beco, como uma organização que se baseia no ECA, criou aproximações com algumas pessoas, dentre elas os autores do livro Giva e Sá. 

A elaboração desse material levou adiante o desejo de expressar as experiências vividas nessas Conferências Lúdicas e trazer um referencial que dialogue sobre o ECA e a importância da participação cidadã nas Conferências para construção de políticas públicas. 

O Bloco do Beco foi um dos apoiadores para que o livro finalmente pudesse ser publicado, depois de 4 anos de espera.

O batuque memorável

O Batuque Memorável do Samba Paulistano

2010 – Centro Cultural São Paulo – CCSP

O Bloco do Beco oriundo da tradição do samba, tem na sua verve o desejo de propagar a história do samba e seus desdobramentos. Carlos Gomes de 2006 a 2008, movimentou a região com encontros “Pro cinema sambar” realizados no Bloco do Beco, onde um escadão servia como ponto de encontro para assistir filmes sobre grandes sambistas, depois discussões e no final uma grande roda de samba. 

Essa influência perdurou e se desdobrou em outros processos. Em 2010, uma pesquisa do Carlos Gomes sobre o samba paulistano torna-se uma publicação, que vem contribuir para a continuidade do legado do samba e o registro da memória tão importante para futuras gerações.

 

 

 

Poesias em preto e branco

Poesias em Preto no Branco

2014 – Programa VAI

Tendo como inspiração o movimento de saraus da região em ampliação, espaços em que a juventude se encontra para se expressar, jovens do coletivo “Tamo Vivo” decidiram começar um sarau mensal em 2012 na sede do Bloco do Beco. Em 2014, os textos recitados em alto e bom som, passam a habitar as páginas do livro e marcar o lugar de autoras e autores, contando com a participação de mais de 20 poetas, majoritariamente jovens de 14 a 25 anos. 

O livro foi distribuído entre os autores e comercializado para o público como forma de fomentar financeiramente o próprio coletivo.

O Sarau Preto no Branco continuou realizando ações no Bloco do Beco até 2017.

 

 

 

Gibi fala guerrerinha

Gibi Fala Guerreirinha e o Bloco

2016 – Programa VAI

Desde 2015 o Coletivo Fala Guerreira vem realizando ações no Bloco do Beco, especialmente voltado para mulheres de todas as idades. 

Com a experiência acumulada pela publicação da Revista Fala Guerreira, em 2016 o grupo volta o seu olhar para a infância, buscando discutir o impacto dos papéis de gênero na vida das crianças. 

Em 2016, durante dois meses, foi construído com as crianças do “Bloquinho do Brincar” um processo de discussões, brincadeiras e vivências que culminaram na publicação do “Fala Guerreirinha” material co-criado com as educadoras do Bloquinho, as jovens do Fala Guerreira e as crianças do Bloquinho do Brincar. 

Este material é distribuído gratuitamente para professores, educadores e para crianças como forma de despertar para essa discussão, mas como uma perspectiva do olhar da criança.